Presencial: É a forma mais conhecida de jogar, com os jogadores de frente um ao outro.
Virtual: Os jogadores se enfrentam em computadores, conectados à internet.
Rápido, relâmpago e blitz: É uma variação do xadrez presencial, mas o tempo de jogadas é menor.
Simultânea: Um jogador disputa o jogo com vários adversários ao mesmo tempo. Não é apenas um jogo, são vários com diversos jogadores, mas apenas um participa de todos.
Às cegas: Como o próprio nome insinua, o jogador não tem a visão do tabuleiro. Ele tem de utilizar técnicas de memorização para lembrar das posições das peças.
Os Torneios Zonais são disputas que servem como uma passagem para poder competir no Campeonato Mundial de Xadrez. Para participar dos Torneios Zonais, os competidores devem ser classificados como os melhores nos Campeonatos Nacionais de países membros da Federação Internacional de Xadrez (FIDE). Com o aumento de países filiados a FIDE, também aumentaram o número de zonas.
A Rússia e os Estados Unidos têm suas próprias zonas por serem países grandes, mas outros países tiveram de se juntar para poder formar apenas uma zona, tendo como exemplo os que compõem a América do Sul e América Central.
Os Torneios Interzonais também funcionam como uma passagem para participar do Campeonato Mundial de Xadrez, mas são a sequência dos Torneios Zonais. Os melhores classificados nos Torneios Zonais disputam os Torneios Interzonais. Após serem realizados os Torneios Interzonais, os melhores classificados podem disputar o Torneio de Candidatos.
Funciona como a etapa final para decidir quem irá competir pelo título de campeão mundial de xadrez. É realizado uma vez a cada três anos.
Realizado pela primeira vez no ano de 1927, o Campeonato Brasileiro de Xadrez é uma das competições mais tradicionais e importantes da modalidade. Antigamente, os vencedores eram decididos por matches, ou seja, partidas. Depois, passou a ser por torneios. Em 1991 e 1998, ocorreram exceções, em que foi usado o sistema eliminatório para definir o campeão.
Mas já ocorreu de durante o ano de 1941, não haver disputa. No caso, Ademar da Silva Rocha foi escolhido como campeão, mas sete anos depois.
Embora as mulheres possam participar do Campeonato Mundial de Xadrez, foi feito um campeonato separado apenas para mulheres. Existem mulheres que não competem pelo Campeonato Feminino, tendo, por exemplo Judit Polgar, considerada a melhor enxadrista mulher, mas nunca concorreu ao título feminino.
Realizado pela primeira vez em 1927, foi criado pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE) como uma competição única, para ser disputada nas Olimpíadas de Xadrez.
Mas a diferença é que a vencedora tinha de manter o título disputando vários jogos, os mesmos números que suas rivais. Vera Menchik teve de defender seu título durante os anos de 1930, 1931, 1933, 1935, 1937 e 1939.
O Campeonato Mundial de Xadrez é a principal competição da modalidade. Tanto homens quanto mulheres podem disputar o título, embora haja uma competição separada apenas para as mulheres.
Além de separado por gênero, pode ser dividido em juniores, seniores e computadores. Os computadores não têm permissão para disputar um torneio aberto.
A primeira partida para o Campeonato Mundial de Xadrez foi entre Wilhelm Steinitz e Johannes Zukertort, em 1886. Mas há relatos de campeões anteriores a eles, como Ruy López de Segura, Paolo Boi e Leonardo de Bonna, Alessandro Salvio e Gioacchino Greco, todos antes do ano de 1700.
Após 1886, outros campeões escolhiam seus rivais para disputar o título, e as condições da partida. Entre eles, estavam Lasker (de 1894 a 1921), Capablanca (de 1921 a 1927), Alekhine (de 1927 a 1935) e Euwe (de 1935 a 1937).
Mas um dos empecilhos para a disputa pelo título era o fato de algum dos desafiantes não conseguirem reunir bolsa suficiente para poder disputar. Um deles foi Lasker, que ficou 11 anos sem disputar o título.
A organizadora do evento era a Federação Internacional do Xadrez (FIDE), mas em 1993, o campeão Garry Kasparov rompeu com a FIDE, por achar que havia corrupção no campeonato. Assim, ele criou a Professional Chess Association (PCA), um campeonato rival que definia o campeão mundial.
Em 2006, a FIDE e a PCA se juntaram em apenas um campeonato para definir o vencedor mundial. Nessa disputa, Vladimir Kramnik venceu a disputa.
Na internet é possível encontrar diversos sites que disponibilizam campeonatos ou torneios de xadrez online, como o chesscube.com, o chessfriends ou o Internet Chess Club. Basta que os enxadristas se cadastrem e façam ou não o download de um programa para jogar (vai depender do site). O jogador poderá interagir com adversários brasileiros, estrangeiros, com experiência de jogo ou principiantes. As pontuações adquiridas no decorrer dos jogos, o jogador recebe títulos de acordo com seu desempenho.