Durante uma partida, existem vários movimentos de peças, como podem existir várias estratégias para o jogador adotar. Costuma-se dividir a partida em três fases: a abertura, o meio-jogo e o final.
A abertura ocorre no início do jogo, geralmente nos 25 primeiros lances. Como as peças brancas sempre iniciam o jogo, as sequências iniciais são chamadas de “aberturas”, e quando são repetidas pelas peças pretas, são chamadas de “defesas”.
Geralmente, essas aberturas possuem o nome de enxadristas famosos, por terem sido utilizadas e terem ficado popularmente conhecidas. Como exemplo, existe a Abertura Réti, usada por Richard Réti e a Defesa Câmara, criada por Hélder Câmara.
São diversas as aberturas possíveis de serem criadas, existindo centenas delas. Os objetivos estratégicos delas são parecidos, entre eles:
É a fase em que ocorre o maior desenvolvimento do jogo. Se o jogador executar as aberturas ou defesas estrategicamente pensadas, a tendência é que o meio-jogo fique da forma em que era esperado pelo enxadrista. É nessa fase em que a maioria das combinações ocorre no jogo. Essas combinações geralmente têm o intuito de atacar o rei adversário.
E uma das principais intenções do meio-jogo é fazer as jogadas que facilitem a entrada no final dele. Para isso ocorrer, o jogador tenta diminuir o número de elementos de uma posição, ocorrendo a chamada simplificação.
No final da partida, a maioria das peças foi capturada e os reis passam a ter uma participação mais intensa no jogo. O ideal é que o rei tente se posicionar no meio do tabuleiro, assim ele pode proteger seus próprios peões, atacar os dos adversários e limitar os movimentos do Rei adversário.
Para quem é iniciante, os lances no xadrez acabam gerando muitas dúvidas, principalmente a respeito das melhores jogadas e estratégias a serem adotadas. Confira algumas dicas que podem fazer a diferença em uma partida:
Para obter sucesso no xadrez, é fundamental:
Quem é iniciante, muitas vezes opta por fazer um cadastro em sites de jogos para jogar xadrez online com outros jogadores, experientes ou não, ou fazer o download do jogo. Tanto para quem pratica xadrez por hobby, como para quem quer se profissionalizar, existem sites na internet que disponibilizam cursos, treinamento, aulas, vídeos, artigos, tutores e outros quesitos importantes para a aprendizagem.
Um dos mais famosos sites para jogar xadrez online, inclusive com grandes jogadores e campeões mundiais, é o chessclub. Para jogadores brasileiros, a Confedereção Brasileira de Xadrez disponibiliza o CBX arena online, com a mesma finalidade.
Listamos abaixo algumas sugestões de livros para quem deseja se arriscar no esporte:
- Treinamento Completo de Xadrez – Richard Palliser
- Xadrez para Iniciantes – Ted Nottingham
- Lições Elementares de Xadrez – J. R.Capablanca
- Kasparov X Karpov – Garry Kasparov, Efim Geller, Anatolu Lein e Et Al
- Xadrez Básico – Orfeu G. D'Agostini
- Xadrez para Principiantes – Josef Doubek Manual de Xadrez – Luiz Cabrerizo
- Xeque e Mate – Gilberto Milos e Davy D'Israel
- Meus Grandes Predecessores – Garry Kasparov Xeque-mate! Meu primeiro livro de xadrez – Garry Kasparov
- Táticas de xeque-mate – Garry Kasparov